Prednisona e prednisolona, qual a diferença?

É verdade que prednisona e prednisolona têm a mesma finalidade?

 

 

FATO!

Digo mais, prednisona é a própria prednisolona disfarçada. Isso porque estamos falando de um pró-fármaco: uma substância que por si só não tem ação terapêutica, precisando sofrer alguma reação química no organismo para poder atuar.

No caso em questão a prednisona não tem ação, somente após ser metabolizada no fígado, com sua conversão em prednisolona é que ela irá atuar. Podemos dizer então que a prednisona é a forma inativa e a prednisolona a forma ativa do mesmo corticóide.

Então se trata do mesmo medicamento? Não, são dois medicamentos distintos (são moléculas distintas) com a mesma finalidade, o mesmo mecanismo de ação, efeitos adversos equivalentes, mesma potência de ação, porém farmacocinética (absorção, metabolização e distribuição) ligeiramente diferente.

Existem vários outros medicamentos que seguem o mesmo princípio: codeína, pró-fármaco da morfina; bromexina, pró-fármaco do ambroxol; levodopa, pró-farmaco da dopamina; entre outros.

Vale ressaltar que os medicamentos citados não são intercambiáveis. É fundamental seguir as orientações do médico, tomando o medicamento prescrito de acordo com a dose e os intervalos indicados na receita. 

 

Fonte:

O processo de latenciação no planejamento de fármacos. Chung Man Chin e Elizabeth Igne Ferreira. Química Nova vol.22 n.1 São Paulo Jan./Feb. 1999.

Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul

Bula do Meticorten

Bula do Prelone

Disclaimer